Quatro praias de Penha recebem certificação internacional Bandeira Azul
Programa internacional que atesta qualidade das águas, infraestruturas de acesso, preservação e educação ambiental, a Bandeira Azul certifica destinos que atendam a mais de 30 critérios e promovam a sustentabilidade.
Penha ampliou o número de praias que vão hastear a Bandeira Azul na temporada 2025-2026. Desde a primeira certificação, em 2018, Penha vem despontando como um destino cada vez mais respeitado internacionalmente. É um orgulho estar no estado com o maior número de locais Bandeira Azul e sendo uma das campeãs em praias certificadas.
Criado em 1987, o Programa Bandeira Azul é uma iniciativa europeia da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) e conta com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, está desde 2004, sendo responsável pelo programa no Brasil o Instituto Ambiente em Rede, com sede em Florianópolis.
Entre os objetivos do Programa Bandeira Azul está elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. A aprovação de uma praia, marina ou embarcação acontece após avaliação dos relatórios por um júri internacional e acontece anualmente na cidade de Copenhague, na Dinamarca.
Confira as praias certificadas com a Bandeira Azul - temporada 2025/2026.