Praia do Cascalho

Uma praia sem areia mas repleta de atrativos que fazem deste local um dos recantos mais procurados pelos apreciadores da natureza. A Praia do Cascalho começa nos entornos da Capela São João Batista e segue até a Ponta da Cruz. No caminho, barcos de pescadores, balanços, árvores e os dois principais atrativos deste recanto: as tartarugas e o pôr-do-sol, eleito um dos mais belos do mundo.


Na Praia do Cascalho a observação de tartarugas é uma atividade que encanta até quem já é acostumado com a presença desses animais ainda ameaçados de extinção. Mesmo da beirada é possível ver com clareza os quelônios subindo para respirar, mas é ainda melhor sobre uma prancha de stand-up paddle ou em um caiaque, pois a proximidade fica muito maior. 


Com sorte o visitante pode encontrar até a Nina, uma pata que passou em migração pela região e ficou, sendo agora praticamente uma moradora fixa, adotada pelos moradores da região e que tem até casinha.


Assistir ao pôr-do-sol é um espetáculo que atrai cada vez mais visitantes a Praia do Cascalho, sendo único em cada época do ano pela posição da região em relação ao sol, o que cria cores e luzes inesquecíveis.


Seguindo pelo costão ao final da praia chega-se a Ponta da Cruz, local repleto de sambaquis que contam a história dos primeiros habitantes da região, os indígenas. É um canto que permite uma vista mais do que privilegiada de quase toda a orla de Armação até o costão da Praia do Quilombo.

Localização